A Gráfica Nordeste, empresa caxiense especializada em impressão off-set, oferece ao mercado inovação e modernidade. Por meio dos diversos equipamentos que possui em seu parque gráfico, realiza impressão de catálogos, cadernos, informativos e folders, dentre outros produtos.
Com investimento constante em tecnologia, a empresa conta com duas impressoras quatro cores (¼ de folha e ½ folha) e a tecnologia CTP (Computer to Plate), que não utiliza produtos químicos em seu processo, todos da conceituada marca Heidelberg, líder de mercado. Há também dobradeira, alceadeira e o sistema PUR para brochura de livros e catálogos, que substitui a costura por uma cola especial, além de outros equipamentos.
Entre os diferenciais da empresa, encontra-se uma equipe treinada para oferecer atendimento personalizado, facilitado por um sistema que agiliza a entrega de orçamentos, além de softwares que promovem conferência de arquivos e impressão de qualidade em cores vibrantes. Outro benefício encontrado na empresa é o serviço próprio de entrega para clientes de Caxias do Sul.
A Gráfica Nordeste é um empreendimento familiar fundado em junho de 1976 por Ivanor e Helena Marcon. Atualmente, a empresa é comandada também pelos filhos do casal, os irmãos Cristian, Eduardo e Tiago Marcon.
Cadernos, blocos, embalagens, pastas, folders, revistas, informativos catálogos.
Mesmo sendo um assunto que já está nas nossas cabeças por algum tempo, ainda existem algumas duvidas sobre o que realmente é a impressão 3D e par que ela serve, por isso Fernando José de Almeida (executivo de vendas na empresa Robotec, uma das mais influentes companhias brasileiras do ramo de prototipagem rápida e impressoras 3D) decidiu realizar uma palestra didática durante aCampus Party 2013e sanar dúvidas sobre o tema.
Dando uma rápida apresentação acerca das primeiras tecnologias e conceitos de impressão tridimensional, Fernando simplificou o funcionamento do aparelho para quem ainda o considerava um bicho de sete cabeças. “É como um fatiador de frios”, comenta. “Uma impressora 3D, na verdade, imprime várias camadas 2D bastante finas e vai cortando-as para formar o objeto pretendido”.
Para imprimir qualquer coisa em três dimensões, o primeiro passo é ter em mãos o arquivo modelado em softwares do tipo CAD (como oAutoCAD, oCorelCADe até mesmo o gratuitonanoCAD), que deverá ser salvo com a extensão STL – considerado o formato universal das impressoras 3D. “Existem diversas comunidades virtuais que disponibilizam STLs gratuitamente para qualquer pessoa imprimir”, comenta o executivo. Ele não poderia estar mais correto: já mostramos aqui no Tecmundo, por exemplo, umprojeto de robô que pode ser impresso em 3D, e cujos arquivos referentes aos braços já foram disponibilizados para download.
Tecnologias e dificuldades
Diferente do que muitos acreditam, imprimir objetos tridimensionais não se resume a simplesmente apertar um botão e ver a máquina trabalhando sozinha. “Essa imagem é algo que deve ser erradicada da mente das pessoas. Cada impressora 3D necessita de suas próprias configurações antes e durante a impressão, e é justamente por isto que o nosso foco agora é criar soluções que facilitem essa manutenção ao público geral”, explica Jefferson.
O especialista também apresentou algumas das mais variadas espécies de impressoras 3D, passando pela FDM – um dos tipos mais antigos que existem – até as modernas Ink Jets, bastante semelhantes com as impressoras domésticas de jato de tinta, e possibilita a impressão de objetos tridimensionais com até 180 mil cores. Obviamente, o custo para se manter um equipamento destes não é nada baixo, e Jefferson aponta que serviços de impressão sob demanda são a solução ideal para designers e empresas que querem materializar um conceito único sem investir muito dinheiro.
Aplicações práticas da impressão tridimensional
Contudo, mesmo com tantos avanços tecnológicos e investimento empregado no avanço das impressoras 3D, muitas pessoas ainda se perguntam sobre as reais utilidades deste tipo de equipamento. Jefferson aproveitou seu discurso para apresentar várias delas: criação mais rápida e barata de peças automotivas, desenvolvimento de objetos de engenharia, prototipagem para empresas de design e auxílio no campo da robótica.
“Existem aplicações até mesmo para a área de saúde”, afirma. “Alguns pesquisadores ao redor do mundo já desenvolvem tecnologias que permitem a impressão em material biocompatível, permitindo assim a fabricação de próteses de alta qualidade e custo reduzido”.
A próxima etapa para a popularização da tecnologia é a criação de impressoras 3D domésticas e que possam ser montadas pelo próprio usuário, possibilitando, inclusive, que as principais partes de uma nova impressora possam ser criadas dentro de uma primeira. “Obviamente, não é possível imprimir uma impressora 3D inteira dentro da outra, já que temos fios, rolamentos e componentes eletrônicos. Contudo, é inegável a possibilidade de impressão das principais peças que fazem parte desse tipo de aparelho”, alega o executivo.
Fonte: www.tecmundo.com.br
Utilize o formulário abaixo para enviar sua solicitação de orçamento ou atendimento.
Para exportar corretamente seus arquivos, baixe nossas configurações de salvamento de PDF.
Fazer DownloadPara enviar arquivos para orçamento e impressão, utilize o link abaixo informando o e-mail contato@graficanordeste.com.br
Enviar ArquivosEnvie seu currículo para o e-mail adm@graficanordeste.com.br